Pote de ouro

Pote de ouro

E por esses dias dei de cara com um arco íris. A primeira pergunta foi do pote de ouro. Ninguém nunca achou. Aí depois me perguntei as cores e descobri (após pesquisa no Google, claro) que são vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, azul – marinho e violeta.

Também descobri que quando a luz do Sol atravessa a água e, ao mudar de direção, forma o arco íris (bem interessante isso, né?).

O arco íris tem essa forma porque está relacionada ao processo de refração e à geometria do arco íris. Em cada gota de água, a luz dos raios solares sofre mudanças de direção ao entrar e sair, e isso provoca a separação das cores. Essa luz é dispersa em vários planos e sempre respeita a abertura de 40 a 42 graus (ande agora sempre com um compasso ou aquelas réguas que usamos nas aulas e provas de Desenho e confira se essa informação procede. Agradeço desde já).

O arco íris é um fenômeno formado pela composição da luz branca em várias cores. Essa separação das cores acontece em gotículas d´água. Por isso, é mais comum vê- lo em dias de chuva ou próximo de cachoeiras. Ele possui várias cores, mas sete (como já citamos aqui) são as mais perceptíveis ao olho humano (tire o azul – marinho da lista. Tudo é azul).

O termo arco íris remete à forma de arco e à deusa Íris, da mitologia grega – a mensageira entre o mundo terrestre e o mundo celeste. O enxergamos como um arco porque a superfície da Terra interrompe a visualização da continuidade do efeito (é onde deve ficar o pote de ouro). Caso estejamos em um avião e aconteça a formação de arco íris, poderemos visualizar uma ‘circunferência – íris’ (e não derruba o pote por que?) ou seja, o efeito gera uma circunferência colorida.

Fontes: www.novaescola.org.br

www.colegiofarroupilha.com.br

E claro, para não deixar meus queridos leitores esquecerem, temos nosso espaço especial reservado para a sua loja. Garanta logo sua filmagem no melhor blog da região!! Contato através do (86) 98122 1866

Bila Cavalcante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo