Nosso dia

Nosso dia

Queridos leitores e futuros parceiros, nos últimos dias venho notando alguns erros sobre a nossa tabela de preços e planos. Realmente, durante uma semana, houve a oferta de fazer a propaganda da sua loja, sem limites de fotos, para ficar 2 dias em destaque. Como foi uma oferta que não houve retorno, retire-a . Você pode conferir isso no item de número 6 de nossa tabela de planos e preços. Espero que tenham entendidos. Agradeço a compreensão e vamos ao dia, semana, mês, como você preferir, do consumidor.

Hoje, dia 15 de março, se comemora, em todo mundo, o dia do consumidor e em homenagem a essa bela data, vou fazer uma série de colunas contando de como nasceu essa data até o nosso direito, como consumidores.

Então vamos começar pela primeira parte, na esperança que vocês gostem e resolvam anunciar no nosso bloco, que tento deixar leve, até mesmo em assuntos sérios, para não deixar meu leitor cansado da leitura. Mas sinto que estou fazendo errado!

Bom, era uma vez Além de festividades como Carnaval e Páscoa, o início de ano também reserva outra importante data para o comércio brasileiro: o Dia do Consumidor. Conhecida como a Black Friday do primeiro semestre, a data é um momento repleto de ofertas e condições especiais de compra. Mas, afinal, quando é o Dia do Consumidor, como ele surgiu e como ter acesso às melhores promoções? Confira tudo o que você precisa saber sobre esse dia cheio de descontos e oportunidades de compra ao longo deste texto. Acompanhe!

Quando é o Dia do Consumidor no Brasil?

O Dia do Consumidor é comemorado, aqui no Brasil, no dia 15 de março de cada ano, seguindo o padrão mundial.

Mas, a verdade é que apenas um dia não é o suficiente para satisfazer os clientes que buscam pelas melhores ofertas de viagens, produtos e muito mais.

Por esse motivo, o Dia do Consumidor vem se transformando na Semana do Consumidor ou, ainda, em um mês inteiro de promoções, no caso do Mês do Consumidor.

O que é o Dia do Consumidor?

O Dia do Consumidor nada mais é do que uma data que destaca a importância dos Direitos do consumidor, como informação, segurança, liberdade de escolha e atendimento.

Celebrado em todo o mundo no mês de março, ele se transformou em um marco na defesa dos direitos dos consumidores.

Promovido por varejistas de diversos países, o Dia do Consumidor simboliza a garantia desses direitos.

Como forma de homenagear os clientes neste momento, o comércio aproveita a oportunidade para oferecer descontos, ofertas, promoções e condições especiais de compra.

Afinal, a melhor forma de agradar um cliente é oferecer os melhores preços, não é mesmo?

No Brasil, o Dia do Consumidor ajuda a movimentar a economia do país em um dos meses mais fracos do ano para os varejistas: março.

Mas, antes mesmo de ir às compras, é importante lembrar da origem histórica desse dia.

Vamos conhecer mais detalhes?

História do Dia do Consumidor

O Dia Internacional dos Direitos do Consumidor foi criado em homenagem a um discurso feito pelo então presidente dos Estados Unidos, John Kennedy, em 15 de março de 1962.

Na oportunidade, Kennedy enviou uma mensagem ao Congresso Americano, reforçando a importância dos direitos dos consumidores e provocando debates em todo o mundo.

Foram, então, estabelecidos quatro princípios fundamentais de garantia aos consumidores: escolha, informação, segurança e ser ouvido.

Em 1985, a Organização das Nações Unidas (ONU) relembrou o discurso de Kennedy ao aprovar diretrizes para construir novas leis em benefício das relações de consumo.

Quando a Assembleia Geral das Nações Unidas adotou os Direitos do Consumidor como Diretrizes das Nações Unidas, eles ganharam ainda mais legitimidade e reconhecimento.

Poucos anos depois, no Brasil, a data foi acompanhada pela instituição do Código de Defesa do Consumidor, Lei nº 8.078, de 11 de março de 1991, sancionada pelo então presidente Fernando Collor de Mello.


Como o Dia do Consumidor virou a Semana do Consumidor?

Essa resposta e muitas outras você terá nas próximas colunas.

Fonte: https://all.accor.com

Bila Cavalcante

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Voltar ao Topo